01/07/2023

Transações bancárias digitais já somam quase 80% de toda movimentação

Esse número representa um aumento de 30%, em relação a 2021

Quase 80% da transações realizadas no Brasil, em 2022, foram via canais digitais, como mobile banking e Internet banking. No total, os brasileiros realizaram mais de 163 bilhões de transações nos vários canais de atendimento disponibilizados pelos bancos no ano passado, um aumento de 30% ante 2021.

Segundo o levantamento, essa taxa de crescimento no número de transações é recorde e foi influenciada principalmente pelo desempenho dos aplicativos bancários, que tiveram alta de 54% no número de operações realizadas pelos clientes.

Utilizados em dois terços das operações financeiras, os celulares são aliados dos brasileiros na hora de fazer um Pix, consultar de saltos, extratos e fazer o pagamento de contas, por exemplo.

Em pouco mais de dois anos de operação, o Pix tem trazido agilidade e facilidade aos pagamentos e transferências de valores, aponta o estudo.

Em 2021, as transações por esta via totalizavam 5 bilhões e 700 milhões, enquanto, em 2022, ultrapassou 11 bilhões e 700 milhões, aumento de mais de 100%. Já as movimentações feitas por TED e DOC registraram queda de quase 30% no período.

A pesquisa mostrou ainda, pela primeira vez, dados de transações bancárias feitas pelo aplicativo WhatsApp, liberado pelo Banco Central em 2021. Em um ano, as operações cresceram 531%, superando 56 milhões de transações.

Por outro lado, o levantamento mostrou recuo das transações feitas nas agências bancárias: o canal representa apenas 2% do total.

Agência Brasil

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.